Luiz de Alencar Araripe Junior iniciou sua vida profissional na Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobrás, onde ajudou a estabelecer o escritório da empresa em Houston, Texas, responsável por considerável aquisição de equipamentos e tecnologia para os campos offshore de Campos (ES). De volta ao Brasil em 1982, formou, com Hans Otto Schoeder e Shigeji Uchida, o que viria a ser mais tarde – com o falecimento do primeiro e mudança do segundo para o Japão – a Araripe & Associados.

De um escritório inicialmente desenhado para ser um provedor de serviços de Propriedade Intelectual para empresas estrangeiras com interesses em nosso país, Luiz Araripe rapidamente o conduziu o escritório à  uma posição de destaque entre as sociedades advocatícias especializadas em nosso território, com relevante clientela nacional e internacional.

Além de responsável pela gestão empresarial da sociedade, Luiz Araripe especializou-se na condução de demandas judiciais envolvendo Propriedade Intelectual, atuando tanto na elaboração de peças e estratégias  processuais, como na sustentação de casos perante os tribunais dos mais diversos estados de nosso país. Perito nomeado por diversos juízos para assuntos de propriedade intelectual e ativo palestrante em seminários do tema, Luiz Araripe participa de vários grupos de estudo ligados à instituições como ABAPI – Associação Brasileira de Agentes da Propriedade Industrial, AIPPI – Associação Internationale pour la Protection de la Priopriété Industrielle) e INTA – International Trademark Association.

IDIOMAS: português, inglês e espanhol

Especialidade

Consultivo e contencioso de patentes, desenhos industriais, marcas, trade-dress, ambush marketing, sinais não convencionais, contratos, regulamentação comercial e concorrência desleal.

Formação

UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Direito, 1981).

Afiliações

OAB/RJ (Ordem dos Advogados do Brasil, Rio de Janeiro);
OAB/SP (Ordem dos Advogados do Brasil, São Paulo);
OAB/RS (Ordem dos Advogados do Brasil, Rio Grande do Sul);
ABAPI (Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial);
ABPI (Associação Brasileira da Propriedade Industrial);
ASPI (Associação Paulista da Propriedade Intelectual);
AIPPI (Association Internationale pour la Protection de la Propriété Intellectuelle);
INTA (International Trademark Association).