Advogada, Agente de Propriedade Industrial e sócia de ARARIPE & Associados desde 2004, com mais de 20 anos de prática em propriedade intelectual, Renata Lisboa tem notável atuação no consultivo preventivo, no contencioso civil e no desenvolvimento de estratégias bem sucedidas para desenvolvimento e proteção de ativos intangíveis por empresas, inventores e empreendedores.

Renata Lisboa é professora convidada da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ onde leciona temas de Propriedade Intelectual nos cursos de Mestrado; professora convidada da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul – FADERGS, onde leciona temas Propriedade Intelectual nos cursos de pós-graduação; professora dos Cursos Básico e Intermediário de Marcas da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual; professora convidada da Escola Superior de Direito – ESA RJ, onde leciona sobre o uso de tecnologias à serviço da moda, no curso de Fashion Law: A Moda na Era Digital; professora convidada do CEPED da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – CEPED UERJ, onde leciona temas de propriedade intelectual, no curso de Fashion Law e palestrante em diversos eventos voltados para estudantes, profissionais e empreendedores.

Autora de diversos artigos e co-autora da obra Novo Código de Processo Civil Anotado – obra organizada por Rafael Corte Melo e Romulo Ponticelli Giorgi Jr, é reconhecida pela forma acessível, precisa e estratégica que difunde, aplica e defende os temas inerentes à propriedade intelectual, sua proteção e uso.

Especialidade

Marcas, patentes, desenhos industriais, trade-dress, direito autoral, direito da moda, transferência de tecnologia, franquias, licenciamento, know-how, segredo de negócio, contratos, direito da publicidade, nomes de domínio, combate à pirataria, concorrência desleal , contratos e litígios nas esferas judiciais e administrativa destas áreas.

Formação

Bacharel em Direito pela Universidade Gama Filho, 1994;
Pós-graduada pela Universidade Gama Filho em Direito Civil e Processo Civil, 1999;
Pós-graduada pela Fundação Getúlio Vargas em Direito da Propriedade Intelectual, 2000;
Especializada em Marketing de Serviço pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais IBMEC/RJ, 2002;
Pós-graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em Direito Processual Civil, 2012.

Associações

Membro da OAB/RJ (Ordem dos Advogados do Brasil, Rio de Janeiro);
da OAB/SP (Ordem dos Advogados do Brasil, São Paulo);
da OAB/RS (Ordem dos Advogados do Brasil, Rio Grande do Sul);
da ABAPI (Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial);
da ABPI (Associação Brasileira da Propriedade Industrial);
da ASPI (Associação Paulista da Propriedade Intelectual);
da AIPPI (Association Internationale pour la Protection de la Propriété Intellectuelle);
da INTA (International Trademark Association).

da Comissão de Direito da Moda da OAB/RJ

Diretora de Comunicação da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial – ABAPI

SERVIÇOS/Litígios

Nós da ARARIPE acreditamos que a decisão mais importante nos litígios é a estratégica, aquela que ocorre antes da demanda ser ajuizada.

As decisões de cunho estratégico podem afetar substancialmente o custo, a duração, e mais importante, o resultado do litígio. Assim, é essencial avaliar os potenciais riscos e recompensas de processar, qual autor(es) deve propor, qual demandado(s) a acionar e quais teorias devem ser defendidas.

Acreditamos que é nossa tarefa e responsabilidade ajudar cuidadosamente nossos clientes a avaliar os riscos e recompensas da ação legal pretendida, de acordo com seus objetivos de negócios.

Não por acaso, nossos sucessos em litígios não tem paralelo. Nossa ampla experiência nos permite sucesso nos casos mais complexos de propriedade intelectual. Nossa compreensão da tecnologia, metas e negócios do cliente nos fornece uma vantagem chave ao discutir os casos nos tribunais e nas salas de reunião.

Embora nossa excelência possa ser melhor demonstrada por nossas numerosas vitórias em julgamentos, também é definida pelos resultados positivos que garantimos em todas as fases do processo de litígio, incluindo decisões preliminares, julgamentos sumários e a negociação de acordos favoráveis.