araripe@araripe.com.br | +55 (24) 2103-2200

araripe@araripe.com.br | +55 (24) 2103-2200 

BLOG

Direito Autoral

Turnê “Ivete Clareou” vs. “Banda Clareou”

A turnê “Ivete Clareou”, idealizada por Ivete Sangalo em homenagem ao samba e à memória da também cantora Clara Nunes, tornou-se objeto de debate no campo dos direitos marcários ao ser questionada pela banda Grupo Clareou. Dra. Erika Marchetto Alhadas, sócia da Araripe Advogados, em entrevista para o programa Domingo

Leia mais »
Marca

Artigos de Luxo, Mercado Internacional e a Propriedade Intelectual

Nos últimos meses, vídeos viralizados nas redes sociais têm exposto o que muitos já suspeitavam: grande parte dos produtos de marca de luxo tem sua produção terceirizada, com fabricação em países com legislações trabalhistas mais favoráveis à produção e mão de obra mais barata. Com produtos que se encontram no

Leia mais »
Marca

Pedidos de registro de marcas no Brasil crescem 143% em 10 anos

Nos últimos 10 anos, os pedidos de registro de marca no Brasil cresceram 143%, saltando de 165.613 solicitações em 2013 para 402.460 em 2023. Esse aumento mostra que, cada vez mais, empresas estão compreendendo a importância de proteger um de seus maiores ativos: a marca. No mundo dos negócios, quem

Leia mais »
Sem categoria

ARARIPE no Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da ASPI

A Araripe Advogados estará presente no Congresso Internacional da Associação Paulista de Propriedade Intelectual (ASPI) 2025, que acontecerá nos próximos dias 17, 18 e 19 de março, na capital paulista. O evento é um dos mais relevantes no cenário da Propriedade Intelectual, reunindo especialistas para debater os desafios e tendências

Leia mais »
Direito Autoral

Tânia Bulhões: Luxo em Xeque

▪️ Luxo em Xeque: A Polêmica dos Pratos Tânia Bulhões e a Importância da Propriedade Intelectual. Recentemente, a marca de luxo Tânia Bulhões se viu no centro de uma polêmica envolvendo autenticidade e direitos de propriedade intelectual. Tudo começou quando uma consumidora encontrou, em uma loja na Tailândia, uma xícara

Leia mais »
Sem categoria

Carnaval, Negócios e Propriedade Intelectual: Você está protegido?

O Carnaval não é só folia, é também um grande motor da economia brasileira! Para o ano de 2025, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estimou que a festa vá movimentar impressionantes R$ 12 bilhões, com crescimento de 2,1% em relação ao ano anterior. Com

Leia mais »
Sem categoria

A ARARIPE estará presente na 147ª Reunião da INTA, em San Diego – CA

Temos o prazer de anunciar nossa participação na 147ª Reunião Anual da International Trademark Association (INTA), que ocorrerá de 17 a 21 de maio de 2025, em San Diego, Califórnia. Este é um dos principais eventos globais sobre Propriedade Intelectual, reunindo profissionais e especialistas para debater as tendências, desafios e

Leia mais »
Sem categoria

Brasil, Desenvolvimento e Inovação.

A proteção da propriedade intelectual é um fator-chave para impulsionar a inovação, garantindo que inventores e criadores tenham segurança para desenvolver novas tecnologias. Um sistema sólido de PI incentiva a pesquisa e o desenvolvimento, promovendo o crescimento econômico e social do país. Atualmente, apesar de o Brasil ocupar a 50ª

Leia mais »
Sem categoria

O que é Bioinsumos?

Os bioinsumos são produtos biológicos derivados de microrganismos, extratos vegetais e outros materiais naturais que auxiliam na produção agrícola e pecuária. Eles desempenham funções como controle de pragas, fertilização, estimulação do crescimento e fortalecimento das plantas e animais, promovendo um cultivo mais sustentável. Com a sanção da Lei nº 15.070/2024,

Leia mais »
Marca

Proteção Internacional de Slogans

Na União Europeia (UE), os slogans podem ser registrados como marcas verbais, desde que sejam distintivos e capazes de identificar produtos ou serviços de uma empresa. A proteção segue o Regulamento (UE) 2017/1001, que estabelece as regras para o registro de marcas na UE.   Nos Estados Unidos, o registro

Leia mais »
Marca

Como Proteger um Slogan ou Expressão de Propaganda?

Um ponto crucial para proteger slogans é estabelecer a sua precedência, para evitar disputas sobre sua data de criação. Assim, as seguintes estratégias podem ser adotadas:   Depósito de pedido de registro de marca: Requerer o registro do slogan como marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Mesmo

Leia mais »
Marca

Seu slogan é valioso? Saiba tudo sobre ele!

Você já pensou em proteger o slogan da sua empresa? Aquela frase que você tanto gosta e que representa a sua marca? Slogans como “Se é Bayer, é bom”, “Just do it” e “Red Bull te dá asas” são diretamente associados às marcas Bayer, Nike e Red Bull, respectivamente. Esses exemplos de slogans ou expressões de

Leia mais »

ARARIPE

ARARIPE é uma sociedade de advogados especializada no campo da Propriedade Intelectual, com tradição na execução de trabalhos bem sucedidos no âmbito consultivo, contencioso, administrativo e judicial.