araripe@araripe.com.br | +55 (24) 2103-2200 

araripe@araripe.com.br | +55 (24) 2103-2200 

BLOG

Uso de inteligência artificial em comercial da Volkswagem

Recentemente, a Volkswagen lançou uma campanha publicitária em comemoração aos seus 70 anos, trazendo de volta a figura icônica de Elis Regina, falecida em 1982. 

Através dessa campanha, a Volkswagen recriou a cantora por meio da inteligência artificial, combinando a tradição e a nostalgia com a inovação tecnológica. 

A união da figura atemporal de Elis com a inteligência artificial representa um cruzamento entre a história da Volkswagen e o que está por vir em termos de avanços tecnológicos no mundo dos automóveis, também presente em suas campanhas publicitárias.

No entanto, o uso da sua imagem para recriação através da IA gerou polêmica na Internet.

No vídeo, a imagem recriada da cantora aparece junto de sua filha, também cantora Maria Rita, responsável pela autorização do uso da imagem da mãe, performando a música “Como Nossos Pais”.

O direito de imagem, considerado pela Constituição brasileira como direito inviolável, é um direito de personalidade, atualmente regulamentado pelo Código Civil brasileiro.

Segundo o nosso Código Civil, havendo ameaça ou lesão ao direito de personalidade, os sucessores especificados na Lei têm legitimidade para requerer medida que faça cessar a referida ameaça ou lesão.

Não obstante deter a autorização necessária dos sucessores de Elis para a recriação e veiculação da sua imagem, diante das especulações geradas sobre o direito de uso de imagem em caso de morte bem como o seu uso para “alimentar” inteligência artificial e recriá-la, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) abriu um processo ético contra a Volkswagen.

Segundo o CONAR, os consumidores questionam se a propaganda é ética ou não, passando a ideia de que Elis estaria viva atualmente, causando confusão entre ficção e realidade, com o objetivo comercial de propaganda.

A representação será julgada pela Câmara do Conselho de Ética do CONAR, nas próximas semanas.

Quer saber mais sobre notícias do mundo da Propriedade Intelectual? Inscreva-se na nossa Newsletter e receba-as de forma periódica.

Fonte: https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/inpi-altera-normativos-sobre-contratos-de-tecnologiahttps://fatorrrh.com.br/2023/07/11/conar-abre-representacao-etica-contra-propaganda-da-volkswagen-com-elis-regina/

ARARIPE

ARARIPE é uma sociedade de advogados especializada no campo da Propriedade Intelectual, com tradição na execução de trabalhos bem sucedidos no âmbito consultivo, contencioso, administrativo e judicial.